Quarta-feira, 27 de Julho de 2005

National Jurassic Park

Por acaso até gosto da prosa do Rodrigo Guedes de Carvalho. Sim, o pivot/jornalista/cronista que escreve na TV Guia. Recentemente, atirava-se com violência contra os que apenas criticam (como ele) os políticos e governantes, mas que nunca se perfiguram para protagonizar alternativas. Por isso os desconsidera, chamando-os praticamente de ínúteis.
Imaginem!.. Chamar inúteis a “colegas” meus, Iconoclastas dos quatro costados!
Será que o exercício da crítica deve ser sempre seguido do voluntarismo para o exercício dos cargos e posições que se criticam? Nesse caso:
Quero vêr o Gabriel Alves a avançado centro, já!
A Judite de Sousa a Primeira Ministra, já!
O Domingos Piedade a campeão de fórmula 1, já!
O Rodrigo Guedes de Carvalho à m...,já!
Chiça! Este pessoal não vê que nós, os Iconoclastas, só criticamos quem se põe a jeito?
Na política, até os conceitos clássicos mudam de nome. Veja-se o Dr. Mário Soares, que aquí há 2 meses dizia numa entrevista: “Candidato presidencial? Eu? Não faz sentido algum, absurdo, já fiz o que tinha a fazer na política, agora quero fazer outras coisas... Na política deve haver renovação! Não podem ser sempre os mesmos...” (SIC) (sic). Ficamos todos a saber que a "contradição", a "incongruência" e a "inconstância" se traduzem em politiquês por "direito à mudança de opinião", "sentido do dever patriótico" e "evolução do pensamento político". Não me lixem! As pessoas adultas são livres para tomar as posições que entendem, mas não podem exigir aos outros que os não critiquem! É claro que o Dr. Mário Soares em todo o direito de assumir as posições que entender no momento que entender, e nós... temos o direito, e talvez o dever de criticar.

O Prof. Freitas, um ícone da resistência de direita em tempos idos, foi apresentado na comunicação social como um dos putativos candidatos, imagine-se ...pela esquerda!! Claro que pode fazê-lo. É um cidadão português no pleno uso dos seus direitos. Até o direito de ser criticado pelo Iconoclasta! (que, neste caso, passe a imodéstia, mais do que um direito...é um privilégio!). Mas que não fica bem deslocar-se com pezinhos de lã pelos meandros da política, para vêr se ninguém dá conta, lá isso não fica! Logo, ganhou o direito a ser criticado pelos seu comportamento de "salta-pocinhas"! (Ao que parece não terá saltado a última , e meteu mesmo o pé!..)

O outro Prof. (Cavaco), esse sim! Continua perfeitamente coerente com o que sempre defendeu: o tabú! Até me custa a crer como é que praticou atletismo nos 400 (?) metros barreiras! Será que para saltar a primeira barreira teria de consultar a família:
- Como é Mariazinha: salto? Não salto? Bom... cada coisa a seu tempo. Oportunamente direi se quero, e quando quero saltar. Ainda não está tomada nenhuma decisão. Não vale a pena insistir...
Dizia-me um amigo:
- Este parece o cão do Guedes...não f...nem sai de cima! (crítica pouco eloquente, mas muito elucidativa!)

O outro putativo presidenciável (Manuel Alegre), não o critico! Perante a apresentação do candidato mais que provável pelo seu partido, fez o que o cão Castor faria com a aproximação de um Serra da Estrela....

É por estas e por outras que não me meto em políticas. Neste caso "paleopolítica" ou "gerontopolítica".
Penso que não tenho queda! Mesmo que tivesse...não tinha onde cair...
Luis Pinheiro às 02:04
link do post | comentar | favorito
|
6 comentários:
De Mocho a 28 de Julho de 2005 às 02:32
Eu acho que já só falta ser formada uma pasta com o nome "Conspirações, manhas e tiques nervosos" e por à frente do ministério a Cinha Jardim com a Lili a secretariar. Parece-me que lá para os lados de Cascais tb temos a nossa Elsinhinha a piscar o olho à câmara. Ao "estado de saúde" precário a que isto chegou, Pico. Há os sem-terra, há os sem-abrigo, há os que não tem eira nem beira e há os...que não se "enchergam". Dr. Mário Soares e resto dos afins, já chega, vá lá, consultem um oftalmologista para se verem bem ao espelho quando acordam ou aconselhem-se cá com a malta, que a gente não leva mais por isso. O Pico até vos aconselha um bom serviço de psiquiatria, não é, Pico??? Carrega-lhes na dose!!!!!
De Piconoclasta a 28 de Julho de 2005 às 00:11
Olá Perfect! Mais uma vez gostei da tua visita, da tua sugestão para que eles criem um novo partido, os P.U.T.A. Mas, à semelhança de algumas designações que viam em partidos no pós 25 de abril (FEC-ML, PCTP-MRPP, PCP(R), PPD/PSD, CDS/PP, ETCeTAL) eu acrescentaria à tua sugestão: P.U.T.A./Cuspariu.;-)
Volta sempre
De Perfect Woman a 27 de Julho de 2005 às 22:22
Ó Ico, como é que isto vai ser!!! Com tanto putativos neste país, os proximos a formar partido, ainda vão ser os P.U.T.A.: Possuidos Unidos Tesudos Assumidos!!!
JINHOS
Ps: - AU AU AU Castorzinho... Olha eu aqui de cabecinha levantada e rabinho a dar a dar, bem quietinha
;-)
De O PACIENTE PORTUGUS a 27 de Julho de 2005 às 17:34
O Sócrates queria o Guterres ou o Vitorino.O Guterres preferiu os refugiados e o Vitorino prefere ser candidato a candidato e não se candidatar a coisa nenhuma, é caso para dizer "eu cá não me comprometo".Restava o velho dinossauro que está sempre desejante de sentar o rabo na cadeira,quanto mais não seja para dar outra volta ao mundo,mesmo que adormeça nas cerimónias oficiais ninguém lhe leva a mal,atendendo à idade.O Freitas fez uma rotação de 180 graus,mas arrisca-se a ser projectado para outra dimensão se continuar com aqueles comentários fora do contexto.O Cavaco deve estar em Boliqueime fazendo meditação transcendental para saber se avança ou recua enquanto o Alegre se refugia em Coimbra para escrever sobre a incompatibilidade Poesia/Poder.
De CASTOR a 27 de Julho de 2005 às 05:16
P.S. - Ó pá, muda lá aquela cena do "cão Castor" senão volto a ser tramado com as "brincadeiras linguísticas"...já me chegam as "bolinhas do Castor"!!!! Ó + Que Perfeita: quietinha!...
De CASTOR a 27 de Julho de 2005 às 04:01
Acho que o putativo Manel ainda há-de fazer comó meu podengo: embora pequenito, vai ladrar, mas de longe... o putativo Mário é mais puta que tivo, o putativo Amaral tá com uma hérnia discal e o putativo Cavaco é do tipo: não sei se vá, se fique, não sei se fique, se vá; se fico não vou lá, se vou, não fico cá... é mesmo um nem f... nem sai de cima... fosga-se para todos!!!

Comentar post

.Eu

.pesquisar

 

.Outubro 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. "QUANDO ADIRO A ALGUMA CO...

. TEORIA DA CONSPIRAÇÃO- Mi...

. INGRATOS! SÃO UNS INGRATO...

. VOLTO JÁ!

. ESTOU MELHOR...OBRIGADO!

. Tudo tem explicação...

. Bolo-Rei

. Vale a pena eu regressar?

. MaKambúzios

. ÚLTIMA HORA - PR EM COMA!...

.arquivos

. Outubro 2006

. Agosto 2006

. Maio 2006

. Fevereiro 2006

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds