Sexta-feira, 15 de Julho de 2005

Dr.? Eu?...deve ser engano...

Quantos de vocês, licenciados há 20 ou mais anos, não sentiram a peitaça a inchar e as plumas da cauda agitarem-se, quando vos trataram por "Dr." pela primeira vez? Depois de tantos anos a queimar as pestanas, uns com mais esforço pessoal e familiar do que outros, lá conseguimos o nosso objectivo: o canudo do curso que sempre ambicionámos! Dava-nos o direito de trabalhar naquilo para que nos preparámos, e de sermos tratados por "Senhor Doutor"! UAU! Que sensação! Até parecia que não estavam a falar connosco.
Às vezes, no início, telefonavam lá para casa:
— Está? É de casa do Senhor Doutor?
— Aquí não mora nenhum Senhor Doutor!
— Desculpe, foi engano...
Quando eu chegava e perguntava se alguém tinha ligado, a resposta vinha invariávelmente:
— Ah! Afinal era para tí! Não há maneira de me habituar...Hummm! Sr. Doutor...
Não podia levar a mal...até eu demorei a habituar-me a esse tratamento. Eu, um puto com 24 anos que ainda na semana passada contava os tostões para ver se chegava para comer uma sandes e beber um "martelo" no Raúl...
Será que todos os jovens licenciados sentem actualmente o mesmo orgulho na sua licenciatura?
Eu, pelo menos, conheço alguns que preferem ocultar a sua condição em concursos para empregos, pelo receio de serem recusados por excesso de habilitações!
Afinal onde está o miserabilismo português? Que outro país se pode gabar de ter licenciados a trabalhar nas obras, nos hipermercados, nos MacDonalds e telepizas?
Pois é, estrangeiros, vocês ainda têm muito a aprender sobre formação profissional!...Ah!Ah!
No outro dia, depois de fazer as compras no hipermercado, dirigi-me à caixa e paguei com dinheiro. Pareceu-me que o troco não estava certo e argumentei. O jovem, simpaticamente, pediu-me para verificar de novo. Afinal ele tinha razão...como era de esperar de um jovem economista.
TIVE DE ME CALAR!
Já no estacionamento, ouvi uma voz atrás de mim:
- Oh chefe! (chiça, já tinha dado 1 euro a este gajo...). Se você puser a carga assim, vai alterar o momento de força das massas, que, modificado pela aceleração centrífuga numa curva, pode originar o capotamento aquando da transferência da energia cinética...blá...blá...blá...
Tive de me calar!
Agradecí o conselho e...dei-lhe mais um euro. Não é todos os dias que temos um Físico com mestrado em cinética a ajudar-nos a carregar o carro. Depois do normal "troce", "destroce" para sair, agradecí de novo.
Chegado a casa, a minha funcionária doméstica pediu-me se podia saír mais cedo.
- Sabe Sr. Dr., é hoje que vou defender o trabalho da pós-graduação...
Por acaso tinha-me dado jeito uma ajuda para descarregar os sacos, mas...vá lá! Se é pr'a a pós-graduação...
TIVE DE ME CALAR!
Sozinho (claro!) a descarregar a mercadoria, vejo aproximar-se um senhor bem vestido com passo decidido na minha direcção. Não pode ser...parece mesmo o Sócr... era mesmo... e em campanha:
- Boa tarde caro concidadão! Então o que acha da nova política de emprego para os jovens e do plano tecnológico nacional que temos vindo a implementar, apesar do enorme esforço financeiro que, naturalmente poderá acarretar uma ligeiríssima subida nos impostos?
- Olhe, sinceramente, penso que pode meter a política de emprego e o plano.....
TIVE DE ME CALAR!


P.S. - É claro que esta história é (AINDA) ficcionada
Luis Pinheiro às 20:11
link do post | comentar | favorito
|
8 comentários:
De curiosa paixao a 20 de Julho de 2005 às 01:09
Pois aqui estou eu a "picar aqui". Baralhei-me à chegada, mas pronto, lá fui ao Priberam, ver o que este palavrão "ico na sei quê" queria dizer. Este meu lapso linguistico só pode ter a ver com o facto de dar pouca utilização à Drª....
Obrigada pelo surpresa no meu blog. Bjs
De Perfect Woman a 19 de Julho de 2005 às 21:53
Com que então... Rever o conceito de clonagem... tou bendo... lolol ;-) jinhos. Ps- tens que me explicar isso melhor...
De CASTOR a 19 de Julho de 2005 às 03:01
Olha que eu acho que a história já não está assim tão ficcionada... já os há nas obras (por agora ainda só são kosovares ou quejandos)... mas, por este andar, não sei,não!...
Parabéns! Parece que temos escriba, eh,eh...
De Perfect Woman a 18 de Julho de 2005 às 22:45
Meu Amigo...
"Não abia nesexidade dixo... Carambas tenhos que ter fé, ou não é???
;-) Gostei, beijos.
Ps. bigada pelo teu comentário lá no meu cantinho, volta sempre.
De kaldinhas a 18 de Julho de 2005 às 22:18
Ainda é ficção,mas daqui a uns 20 anos não sei se não será realidade.De momento não,pois somos dos mais "analfabectos" da Europa.Daqui a uns anos,os nossos filhos estão formados e a fazer o quê? Está-se a cair num exagero.Eu sei,e por mim falo,quero ver a minha filha com um canudo,mas bolas,onde vou mandar arranjar os meus sapatos daqui a uns anos? Quem me arranja os canos? a instalação electrica lá de casa? E tanta outras coisas.Este país devia de incentivar a escola tecnico profissional,tecnicos vão fazer falta em Portugal e vão sobrar muitos doutores.
De O PACIENTE PORTUGS a 17 de Julho de 2005 às 15:46
O panorama não será bem esse porque,caso fosse, seríamos levados a concluir que temos uma população altamente escolarizada,o que não corresponde à realidade.Grande parte dos nossos jovens não completa a escolaridade obrigatória e muitos dos licenciados que temos apanham-se com um canudo que não corresponde às necessidades do mercado,nem sequer àquilo para que estavam vocacionados.Foram para o curso onde apanharam vaga e pronto,o importante é ficar com o canudo.Depois é tentar arranjar trabalho mesmo que não tenha nada a ver com a área que escolheram ou que foram obrigados a escolher.
De mocho a 17 de Julho de 2005 às 03:44
Qualquer dia tambem temos um licenciado a perguntar num qualquer gabinete de serviço público: "Olhe, é preciso escrever o meu nome? Posso pôr uma cruz???!!!" e aí eu tambem me vou calar...É mais uma perspectiva...do Estado da Nação!!! Gostei das pinceladas mordazes que, de resto, já se vão começando a ver por aí...
De Irm a 17 de Julho de 2005 às 00:34
Face ao exposto .... TIVE DE ME CALAR!

Comentar post

.Eu

.pesquisar

 

.Outubro 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. "QUANDO ADIRO A ALGUMA CO...

. TEORIA DA CONSPIRAÇÃO- Mi...

. INGRATOS! SÃO UNS INGRATO...

. VOLTO JÁ!

. ESTOU MELHOR...OBRIGADO!

. Tudo tem explicação...

. Bolo-Rei

. Vale a pena eu regressar?

. MaKambúzios

. ÚLTIMA HORA - PR EM COMA!...

.arquivos

. Outubro 2006

. Agosto 2006

. Maio 2006

. Fevereiro 2006

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds